quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Regiões Polares

São áreas localizadas nos extremos dos hemisférios norte e sul do planeta. Como tais apresentam temperaturas extremamente baixas. Junto com os pontos mais altos da Terra, como o Monte Everest, são consideradas as áreas mais inóspitas existentes, mesmo assim a presença humana ocorre.
Atualmente essas áreas estão em perigo eminente. O Ártico de ser apenas um oceano gelado e a Antártida de ter belas praias. O aquecimento global atinge essas áreas com força, provocando o derretimento das calotas, a elevação do nível do mar e a mudança do modo de vida de muitas espécies. Cientistas observam fotos de satélite que indicam o derretimento, a mudança dessas áreas.
No GeoAtlas (capa roxa) os mapas relativos a essas regiões do mundo ficam nas págs. 8, 9, 93 94 e 95.

Recebeu dos vikings o nome de Artikos, nome dado por esse povo à constelação da Úrsa Maior que fica muito próxima ao pólo norte celeste. É um oceano congelado.



Há importantes jazidas de carvão, ouro, chumbo etc (Canadá, Rússia e Alasca). No Alasca e na Groenlândia encontram-se ainda jazidas de urânio e petróleo.

Posição Militar
  • Presença de 20 instalações militares - 9 dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e 11 da Rússia (herança da URSS).
  • Veículo bélico importante: submarinos se tornam invisíveis devido a grossura da camada de gelo.
  • Espaço aéreo estratégico: adentra-se o espaço aéreo com facilidade de países europeus, Canadá e Rússia.
  • Foi muito importante como ponto estratégico no período de Guerra Fria devido as facilidades de acesso rápido. No Futuro pode se tornar importante estrategicamente de novo ou ser apenas local de extração de jazidas minerais.
Recebeu o nome de Anti-Artikos. Por derivação chegou-se a denominação Antártida. É um continente debaixo de uma grossa camada de gelo.


Há importantes jazidas minerais inclusive: petróleo, gás natural e urânio. A presença de jazidas de urânio aguçou a cobiça mundial então em outubro de 1991 foi assinado o Protocolo de Madri que proíbe por 50 anos a exploração mineral.

Posição Militar
  • Presença de unidades de pesquisa de vários países.
  • Importantes jazidas minerais estratégicas.
  • Espaço aéreo estratégico: com a migração do poder econômico para o hemisfério sul (Brasil, Índia, Austrália etc.) acessa-se facilmente o espaço aéreo dessas novas potências.
  • Último continente a ser dividido.



Veja alguns links:

Nenhum comentário: