quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Índia: superpopulação, religiosidade e tecnologia


É uma sociedade onde o “ser” é mais importante do que o “ter”. Logo, os conceitos de acumulação de capital que nossa sociedade está acostumada não se aplicam a eles. Essa sociedade se divide em castas com diferentes direitos e deveres sociais. Vale a pena exaltar que sociedade indiana é formada por uma elevada diversidade étnica, com mais de 200 línguas e dialetos e 5 religiões (o hinduísmo – religião politeísta - é professado por 80% da população). O hindi, idioma oficial, é compreendido por apenas 1/3 da população. O inglês é falado pelas camadas cultural e economicamente dominantes. Mas, existem outros importantes idiomas

Numericamente é o segundo país do mundo em população, perdendo somente para a China. E tal qual a outra também adotou medidas de diminuição da natalidade, porém sem muito efeito. O crescimento populacional indiano causa estupendo impacto nas políticas públicas para a infância e revelando uma população analfabeta alta (em torno de 45%).

Atualmente cerca de 70% dos indianos estão alocados no setor primário da economia, que está ligado ao abastecimento interno. A Índia tem, senão o maior, um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, no entanto esta carne não é consumida devido à crença na sacralidade da vaca.

Em contraste a essa situação o país esta passando por um processo de urbanização e industrialização gerando grandes metrópoles, como Calcutá, Munbai, Nova Délhi etc. Como nessas cidades o grupo social de poder aquisitivo mais elevado e de consumo se concentrou permitiu a criação de um mercado consumidor poderoso, tornando a Índia um dos principais mercados emergentes do mundo. O Governo, a partir de 1991, passou a encorajar a industrialização do país e privatizou muitas de suas empresas para o controle de sociedades estrangeiras.

Os principais parques industriais da Índia se concentram em 5 grandes metrópoles, sendo: Calcutá – dispõe de carvão e ferro, logo comanda a siderurgia e a indústria metalúrgica; Mumbai – produtora de algodão, ligada ao ramo têxtil e a pesquisas na área nuclear; Madras e Bangalore – produzem bens e equipamentos de consumo; Nova Délhi – indústrias de ponta, principalmente informática. Estas 5 metrópoles também concentram os principais centros de pesquisa universitários, grandes transações comerciais e as sedes das maiores instituições financeiras (a bolsa de valores indiana é em Mumbai).

Apesar de todos esses avanços ainda apresenta muitas deficiências, principalmente nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, rodovias, portos e ferrovias. No entanto, possui significativo arsenal nuclear.

Desde o final da II Guerra Mundial a Índia está envolvida numa disputa com o seu vizinho Paquistão pela posse da região da Caxemira. No período da Guerra Fria a Índia se aproximou da URSS e o Paquistão dos EUA.

Exercícios:

Ø Na índia, existe uma enorme desigualdade social, que não ocorre somente devido aos fatores político-econômicos. Que outro fator contribui de forma significativa para que esse quadro de desigualdade no país permaneça? Explique sua resposta.

Ø Que fator você citaria como uma das heranças do colonialismo inglês na Índia?

Ø Procure no Atlas a Índia, Paquistão e a Região da Caxemira. Na opinião de vocês a quem você daria esse pedaço de mundo?

Um comentário:

Inaê Monteiro disse...

"E tal qual a outra também adotou medidas de diminuição da natalidade, porém sem muito efeito." eu lembro dessa aula, mas nao me recordo direito o motivo. Era algo sobre a India nao aceitar influencias do exterior , nao é? :S