quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Matéria da PFV

Hello, Alunos!

A todos aqueles que conseguiram juntar os pontos necessários para estarem aprovados com a nota da 3ª Certificação em Geografia só tenho a dizer:
"Feliz Natal com muita paz, saúde e alegria. Sentirei saudades de vocês no próximo ano".

Para aqueles que tem de fazer a PFV em 08/12/2009 digo:
Estudem. Mas, não se desesperem.
Matéria:
* Europa pós 2ª Guerra Mundial
- questões sociais e populacionais
- formação da União Européia
- Guerra Fria e pós (mundo bipolar e multipolar)
* África
- questões sociais: fome, AIDS
- guerras civis
- Apartheid
* Japão, Tigres Asiáticos, China e Índia
- conecção econômica mundial
* Regiões Polares
- Questões Ambientais
- Geopolítica

Questões da Prova de 3ª certificação

Utilizem para estudar as provas anteriores também.

Beijos,

Profª Simone.

__________________________________________

1. Para definir regiões podem-se utilizar diversos parâmetros. Escolha entre os parâmetros abaixo o que melhor se adéqua ao continente africano e justifique.

(a) IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

(b) Climas Extremos

(c) Dependência Externa

(a) IDH. Conforme observamos o continente africano apresenta alguns países de IDH elevado, como Ilhas Seychelles (57° em 2007) e outros de IDH muito baixo, como Serra Leoa (180º em 2007). Vale a pena ressaltar que essa classificação do IDH de 2007 foi feita sobre 182 países. Isso permitiria criar regiões de alto desenvolvimento, médio e baixo.

(b) Climas Extremos. Pode se considerar nesta questão o contraste entre o clima do deserto (Saara e Kalahari) e o das florestas. Ou ainda, considerar as questões de altitudes e falar da diferença de temperatura do Kilimanjaro e do Deserto do Saara.

(c) Dependência Externa. Como o continente africano foi partilhado por diferentes nações com diversos interesses, mas dentro do interesse maior que era o atendimento as necessidades do capitalismo empresarial, e mesmo com a independência política esta não obteve a independência econômica. Pode ser colocado a regionalização a partir desta temática.

2. Quais as conseqüências espaciais e econômicas atuais provocada pelo processo de partilha do continente africano?

Nesta questão entra a discutida idéia de separar para governar. Quando ocorre o processo de partilha africano (neocolonialismo) as nações envolvidas repartem o território segundo os seus interesses comerciais sem considerar os grupos ancestrais residentes nestas áreas e seus relacionamentos. Sendo assim, juntam num mesmo “país” povos inimigos e separam povos amigos.

Atualmente, pós-processo de independência política externa, as conseqüências espaciais principais referem-se à questão da formação dos países, que tem suas fronteiras somente no papel, sem a formação de uma nação no seu interior, as fronteiras são demarcações políticas, mas não nacionais. As conseqüências econômicas advêm da dependência externa que perdura, fazendo com que o grupo que está no poder nestes países, realize acordos comerciais pouco vantajosos apenas para obter recursos a fim de financiar sua manutenção no poder.

Para as perguntas 3 e 4.

O Apartheid era o regime de segregação racial institucionalizado da África do Sul.

3. Que características da composição étnica da população sul-africana justificam o ato?

Tal qual os outros países africanos a África do Sul foi colônia de um país não-africano, no caso a Inglaterra. Quando ocorre o processo de independência externa a população branca sul-africana se mantém no país e desejosa de se manter no poder cria o Apartheid. Esta população branca descendente de ingleses, mas nascidos na África e realizam esse ato por serem minoria numérica; a relação em média é de 1 branco para 10 negros.

4. Qual a finalidade a criação do regime?

O Apartheid foi criado para a manutenção da minoria branca no poder.

Para as perguntas 5 a 7.

O desenvolvimento econômico japonês do final da década de 1980 baseia-se em algumas características.

5. Quais fatores internos japoneses propiciaram tal desenvolvimento?

Deve-se considerar as questões relativas a cultura (trabalho coletivo), formação de poupança interna e valorização do produto japonês em detrimento do produto externo.

6. Como a globalização atua na economia japonesa?

A economia japonesa tem seu processo de expansão na década de 1980, juntamente com o inicio co declínio econômico dos EUA e URSS. As trocas comerciais mundiais aumentam e este país entra com oferta de tecnologia numa nova área de produtos: informática e comunicação. Com a ‘Queda do Muro de Berlim’ em 1989 sepultando completamente a bipolaridade, o Japão surge como a grande potência econômica do Oriente. A rede mundial de computadores, os avanços da informática e as necessidades empresariais passam a demandar sempre novos produtos com tecnologia avançada, ramo na qual os japoneses se especializaram. Então, a globalização atua de forma a alavancar as trocas comerciais deles e elevar seu status como potência.

7. No Japão existem estruturas espaciais chamadas de pôlderes industriais. O que são e qual sua importância?

Os pôlderes industriais são áreas ‘roubadas’ do mar através de aterros. O interior do Japão é extremamente montanhoso impedindo diversos usos, sendo assim a necessidade de crescimento do parque industrial avançou sobre o mar, criando áreas de aterro; os pôlderes.

8. Os ‘Aspirantes a Tigres’ oferecem mão-de-obra barata. Os ‘Aspirantes a Tigres’ têm boas condições sociais? Justifique.

Não. Países com mão-de-obra barata no geral não irão apresentar boas condições sociais. Isto porque a massa trabalhadora não detém renda o suficiente para garantir todas as suas necessidades; porque se o possuíssem teriam renda elevada.

9. Obra da engenharia humana que pode ser vista da órbita terrestre.

(a) Canal Imperial

(b) Grande Muralha

(c) Hidrelétrica de Três Gargantas

(d) Grande Canal

10. A China é o país mais populoso da Terra, com cerca de 23% da população mundial. A política do filho único chinesa está provocando um desequilíbrio na distribuição da população por sexo. Como e porque isso ocorre?

Culturalmente na China o filho é valorizado pelas questões do trabalho na área rural e por carregar consigo o nome da família. Por outro lado, a filha é vista como uma despesa. Associado a isso a política do filho único preconiza sustentar o primeiro filho do casal, não prover o segundo e a partir do terceiro cobrar multa da família. Como a maioria da população é pobre esta necessita da ajuda governamental e deseja o filho homem pelos motivos já relacionados; logo ao nascer uma filha esta na maioria das vezes é assassinada ou posta em orfanatos governamentais. Tal comportamento está fazendo com que o número de homens na população sobrepuje o de mulheres.

Para as perguntas 11 e 12.

“O massacre da Praça da Paz Celestial, ou Tiananmen, completa hoje seu 19º aniversário, condenado ao esquecimento pelo governo chinês, mas com o aumento das pressões internacionais para que Pequim anistie os participantes dos protestos que ainda estão presos.”

(Folha Online, 04/06/2008)

11. Correlacione o evento com as reformas econômicas da China.

12. Correlacione o evento com o sistema político.

Resposta única:

O massacre da Paz Celestial ocorreu devido ao governo chinês utilizar de excesso de força militar para coibir a manifestação de um grupo de estudantes chineses. Estes se revoltavam contra a opressão do governo na forma da ditadura de Deng Xao Ping, pois reivindicavam maiores liberdades políticas e econômicas. O então governo, socialista, era extremamente fechado com as comunicações e a mídia controladas. Atualmente, a ditadura se mantém na China, mas de forma mais branda e com abertura econômica. A INTERNET permite uma maior comunicação com os chineses sem a censura governamental.

13. “Os principais parques industriais da Índia se concentram em algumas metrópoles”. Marque com ‘X’ a opção que exemplifica a afirmativa.

(a) Calcutá, Mumbai e Madras

(b) Bangalore, Nova Délhi e Caxemira

(c) Madras, Bangalore e Blangadesh

Para as perguntas 14 e 15.

A sociedade indiana se divide em castas com diferentes direitos e deveres sociais.

14. Cite e explique uma influência estrangeira no modo de vida indiano.

A língua inglesa é falada por 1/3 dos indianos, sendo estes das castas mais elevadas. Isto é uma marca da ocupação inglesa. No entanto, pode ser colocada a entrada de tecnologias no país e a modernização do parque industrial. Ou ainda, que a vinda de estrangeiros está alterando costumes milenares como a segmentação tão rígida por castas e o casamento entre diferentes castas.

15. Qual segmento populacional mais é impacto pelo crescimento populacional indiano? Por quê?

A infância, pois o alto crescimento populacional faz com que todos os anos entrem na população um contingente que necessita de muitos cuidados, como hospitais, escolas, alimentação. E a estrutura administrativa do país não suporta esse contingente acarretando numa população analfabeta elevada entre outras mazelas.

Mas, também pode se referir aos mais pobres da população indiana pelos mesmos motivos.

Para as perguntas 16 e 17.

“Palm Island é um lembrete agourento das frustrações que fervem entre a população negra marginalizada da Austrália, e as alegações de um ataque ao estilo do Ku Klux Klan contra Alan Boland, 16, alimentaram temores de uma intensificação da violência racial. "Nós classificamos o acontecido como tortura sádica", disse Bert Button, líder aborígene local. "Isso é uma ação à maneira do KKK. Estamos chegando a um ponto em que matar e mutilar os negros está virando uma atividade conduzida abertamente."

(Kathy Marks, Austrália vive aumento de tensão racial. Folha de São Paulo, 04/12/2004).

16. Existe alguma similaridade entre as condições de vida atuais dos aborígenes australianos e a dos negros antes de 1990 na África do Sul?

Sim. Pois apesar do que está ocorrendo na Austrália não ter base legal (O Apartheid era uma regime com leis) o comportamento de separação do grupo nativo do branco descendente de migrante é o mesmo. Inclusive com o uso de atitudes violentas.

17. A Oceania é um arquipélago. Os países que a compõem têm Desenvolvimento Humano parecido? Justifique.

Não. Os países mais desenvolvidos socialmente são Austrália (2º do ranking) e Nova Zelândia (20º do ranking) os demais tem este indicador em níveis baixos (Papua Nova Guiné ficou em 148º). Vale ressaltar que o ranking do IDH em 2007 considerou 182 países.

Para as perguntas 18 e 19.

Tem sua localização nos extremos longitudinais do planeta, tendo assim climas extremamente rigorosos.

18. Observando pelo prisma militar qual a importância futura da Antártida?

Sendo um continente localizado no extremo sul do planeta, permite que a partir dele o espaço aéreo e marítimo seja controlado. Como economicamente as potências mundiais estão migrando para o hemisfério sul (Brasil, China e Índia), isto significa acessar, em caso de conflito, o espaço aéreo destes países e assegurar o comércio marítimo (petróleo e grandes cargas) pelo Atlântico Sul, Pacífico Sul e Oceano Índico.

19. As regiões polares têm importância geoeconômica? Qual?

Sim. Como são áreas ricas em jazidas minerais (lê-se: petróleo, gás natural e urânio – combustível nuclear; principalmente) o controle destas áreas é o controle destas fontes de energia

20. Considerando a guerra dos ambientalistas mundiais pela diminuição da emissão de poluentes na atmosfera e sendo os combustíveis fósseis grandes emissores de monóxido e dióxido de carbono. Que importantes jazidas minerais poderiam ser importantes no futuro da exploração mineral na Antártida? Por quê?

Apesar da crença na existência de grandes jazidas de petróleo e gás natural, esses combustíveis são fósseis. A sua utilização acarreta num aumento dos problemas decorrentes do efeito estufa, entre eles o aquecimento global, principalmente. Por outro lado, o continente também é rico em urânio – combustível nuclear. Esse tipo de energia é considerada limpa, mas perigosa. Como a sua utilização não produz resíduos na forma de monóxido e dióxido de carbono, atende a questão proposta.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Matéria da Prova de 3ª Certificação

Olá,

Formato simples: Toda a matéria dada em aula a partir de agosto de 2009. Inclusive o que foi colocado no quadro, explicado e as apostilas.

Formato complexo:
- África
- Japão e Tigres Asiáticos
- China e Índia
- Austrália e Nova Zelândia (Oceania)
- Regiões Polares
(Conforme o conteúdo definido pelo Colegiado de Geografia)

Divirtam-se e Estudem!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Regiões Polares

São áreas localizadas nos extremos dos hemisférios norte e sul do planeta. Como tais apresentam temperaturas extremamente baixas. Junto com os pontos mais altos da Terra, como o Monte Everest, são consideradas as áreas mais inóspitas existentes, mesmo assim a presença humana ocorre.
Atualmente essas áreas estão em perigo eminente. O Ártico de ser apenas um oceano gelado e a Antártida de ter belas praias. O aquecimento global atinge essas áreas com força, provocando o derretimento das calotas, a elevação do nível do mar e a mudança do modo de vida de muitas espécies. Cientistas observam fotos de satélite que indicam o derretimento, a mudança dessas áreas.
No GeoAtlas (capa roxa) os mapas relativos a essas regiões do mundo ficam nas págs. 8, 9, 93 94 e 95.

Recebeu dos vikings o nome de Artikos, nome dado por esse povo à constelação da Úrsa Maior que fica muito próxima ao pólo norte celeste. É um oceano congelado.



Há importantes jazidas de carvão, ouro, chumbo etc (Canadá, Rússia e Alasca). No Alasca e na Groenlândia encontram-se ainda jazidas de urânio e petróleo.

Posição Militar
  • Presença de 20 instalações militares - 9 dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e 11 da Rússia (herança da URSS).
  • Veículo bélico importante: submarinos se tornam invisíveis devido a grossura da camada de gelo.
  • Espaço aéreo estratégico: adentra-se o espaço aéreo com facilidade de países europeus, Canadá e Rússia.
  • Foi muito importante como ponto estratégico no período de Guerra Fria devido as facilidades de acesso rápido. No Futuro pode se tornar importante estrategicamente de novo ou ser apenas local de extração de jazidas minerais.
Recebeu o nome de Anti-Artikos. Por derivação chegou-se a denominação Antártida. É um continente debaixo de uma grossa camada de gelo.


Há importantes jazidas minerais inclusive: petróleo, gás natural e urânio. A presença de jazidas de urânio aguçou a cobiça mundial então em outubro de 1991 foi assinado o Protocolo de Madri que proíbe por 50 anos a exploração mineral.

Posição Militar
  • Presença de unidades de pesquisa de vários países.
  • Importantes jazidas minerais estratégicas.
  • Espaço aéreo estratégico: com a migração do poder econômico para o hemisfério sul (Brasil, Índia, Austrália etc.) acessa-se facilmente o espaço aéreo dessas novas potências.
  • Último continente a ser dividido.



Veja alguns links:

Índia: superpopulação, religiosidade e tecnologia


É uma sociedade onde o “ser” é mais importante do que o “ter”. Logo, os conceitos de acumulação de capital que nossa sociedade está acostumada não se aplicam a eles. Essa sociedade se divide em castas com diferentes direitos e deveres sociais. Vale a pena exaltar que sociedade indiana é formada por uma elevada diversidade étnica, com mais de 200 línguas e dialetos e 5 religiões (o hinduísmo – religião politeísta - é professado por 80% da população). O hindi, idioma oficial, é compreendido por apenas 1/3 da população. O inglês é falado pelas camadas cultural e economicamente dominantes. Mas, existem outros importantes idiomas

Numericamente é o segundo país do mundo em população, perdendo somente para a China. E tal qual a outra também adotou medidas de diminuição da natalidade, porém sem muito efeito. O crescimento populacional indiano causa estupendo impacto nas políticas públicas para a infância e revelando uma população analfabeta alta (em torno de 45%).

Atualmente cerca de 70% dos indianos estão alocados no setor primário da economia, que está ligado ao abastecimento interno. A Índia tem, senão o maior, um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, no entanto esta carne não é consumida devido à crença na sacralidade da vaca.

Em contraste a essa situação o país esta passando por um processo de urbanização e industrialização gerando grandes metrópoles, como Calcutá, Munbai, Nova Délhi etc. Como nessas cidades o grupo social de poder aquisitivo mais elevado e de consumo se concentrou permitiu a criação de um mercado consumidor poderoso, tornando a Índia um dos principais mercados emergentes do mundo. O Governo, a partir de 1991, passou a encorajar a industrialização do país e privatizou muitas de suas empresas para o controle de sociedades estrangeiras.

Os principais parques industriais da Índia se concentram em 5 grandes metrópoles, sendo: Calcutá – dispõe de carvão e ferro, logo comanda a siderurgia e a indústria metalúrgica; Mumbai – produtora de algodão, ligada ao ramo têxtil e a pesquisas na área nuclear; Madras e Bangalore – produzem bens e equipamentos de consumo; Nova Délhi – indústrias de ponta, principalmente informática. Estas 5 metrópoles também concentram os principais centros de pesquisa universitários, grandes transações comerciais e as sedes das maiores instituições financeiras (a bolsa de valores indiana é em Mumbai).

Apesar de todos esses avanços ainda apresenta muitas deficiências, principalmente nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, rodovias, portos e ferrovias. No entanto, possui significativo arsenal nuclear.

Desde o final da II Guerra Mundial a Índia está envolvida numa disputa com o seu vizinho Paquistão pela posse da região da Caxemira. No período da Guerra Fria a Índia se aproximou da URSS e o Paquistão dos EUA.

Exercícios:

Ø Na índia, existe uma enorme desigualdade social, que não ocorre somente devido aos fatores político-econômicos. Que outro fator contribui de forma significativa para que esse quadro de desigualdade no país permaneça? Explique sua resposta.

Ø Que fator você citaria como uma das heranças do colonialismo inglês na Índia?

Ø Procure no Atlas a Índia, Paquistão e a Região da Caxemira. Na opinião de vocês a quem você daria esse pedaço de mundo?

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

África

Caros e queridos colegas e amigos

As turmas 1203, 1205 e 1207, para a 3ª certificação, fizeram um trabalho sobre África que está na rede. Este trabalho está valendo nota. Gostaríamos muito que vocês fizessem uma visita aos blogs e deixassem um comentário. O melhor blog terá a maior nota. É um trabalho de Geografia e conto com a participação de vocês que será muito importante para a avaliação. Todos os blogs tem um lugar destinado aos comentários.
Participe, deixe lá um recadinho avaliando o trabalho.

Desde já agradecemos
profªLuciane e
alunos das turmas 1203, 1205 e 1207



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sábado 17/10

Olá, alunos!

A intenção de nossa aula sobre amizade foi de aumentar a percepção de que acreditar no potencial do seu colega de classe pode melhorar o trabalho do grupo. Transferindo essa percepção para o Sudeste Asiático e de como países conseguiram superar suas dificuldades internas e se tornarem potências: Japão, Tigres Asiáticos, China e Índia.

Pesquise os termos:
Toyotismo
O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.

Justing in time
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

Controle de qualidade
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).

Ásia – Aspectos naturais


Curiosidades
ü O continente asiático e o europeu constituem um único bloco chamado de Eurásia.
ü Área = 44.450.000 km2 (o maior dos continentes).
ü Pico mais elevado = Everest – 8.872 m (o ponto mais elevado do planeta)
ü Dois de seus países concentram 1/5 da população Mundial (China=1,3 bilhões e Índia=1,0 bilhão)
Relevo e Hidrografia
ü Destaca-se a cordilheira do Himalaia com o Monte Everest (ponto culminante do planeta).
ü Tem a presença do Deserto de Gobi, que é gelado.
ü No GeoAtlas, pág. 21 no mapa de zona sísmicas e vulcões verifica-se que o continente encontra-se numa área de intensa atividade sísmica e com elevada presença de vulcões ativos.
ü No GeoAtlas, pág. 21 no mapa de placas tectônicas verifica-se que principalmente o sudeste asiático está sujeito aos eventos proporcionados pelo encontro de 7 placas.
ü Seus principais rios são:
v o Ganges (Índia) que nasce no Himalaia e deságua no golfo de Bengala formando o maior delta do mundo. Tem importância econômica (agricultura) e religiosa.
v Os rios Azul (Yang-tse-kiang) e o Amarelo (Huang-ho) nascem no planalto do Tibete e desaguam no Mar da China. Tem grande importância na China pois em suas planícies encontram-se o maior adensamento populacional do mundo.
v Os rios Tigres e Eufrates no Oriente Médio são importante por serem os principais rios perenes da região.
Clima e Vegetação
ü Devido à grande extensão deste continente guarda em si uma diversidade climática grande, pois tanto é cruzado pela linha do Equador (quente) quanto pelo Circulo Polar Ártico (frio).
ü Apresenta cinco tipos climáticos principais que se correlacionam com tipos de vegetação:
v Frio – tundra e a floresta de taiga,
v Desértico – estepes e desértica,
v Monções - não apresenta uma vegetação específica – atingem o sul e o sudeste da Ásia,
v Equatorial – floresta tropical e equatorial e
v Subtropical – floresta subtropical e temperada
Exercícios
1. Pesquise sobre as monções. Descreva em no máximo cinco linhas o seu mecanismo.
As monções são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente,monção marítima.
2. As monções atingem qual região da Ásia?
Sul e Sudeste Asiático
3. Vários fatores influenciam as condições climáticas no continente asiático. Cite 3 fatores que alteram as condições climáticas.
Devido à enorme área do continente a proximidade ou não com o mar (maritimidade/continentalidade) devido a umidade;
Devido as altitudes elevadíssimas apresentadas pelo relevo (Cordilheira do Himalaia) a questão da altitude impacta as temperaturas;
As monções são ventos que trazem mais umidade do que o normal para o continente ou levam essa umidade do continente deixando o seco, alterando o regime pluviométrico.
4. Você considera o sudeste asiático um lugar seguro para se viver? Explique a sua resposta.
Pessoal. Eu considero inseguro devido aos inúmeros eventos sísmicos que ocorrem na área devido ao encontro de placas tectônicas. Dependendo do país, considero inseguro morar numa ditadura (China). E, também, não desejo morar num lugar com baixas condições de vida (Vietnã).
5. Se você fosse uma pessoa que não gostasse de companhia moraria na cidade de Blangadesh? Explique.
Não. O Sudeste Asiático no geral é excessivamente populoso. Em sendo uma pessoa que não gostasse de companhia, gente, não procuraria moradia nesse recanto do mundo.
6. O continente asiático apresenta diversidade cultural e climatológica? Por quê?
Sim. Quanto a climatologia as influências principais advém do fator proximidade ou não do mar pela questão da umidade, altitude e ventos monçônicos. Culturalmente, a Ásia é o local onde se desenvolveu culturas antigas e diferentes.

Indicadores Sociais

Nas páginas 246 e 247 pode ser encontrado uma tabela sobre alguns indicadores sociais africanos e entre eles o IDH. A informação é de 2004. Caso queiram uma informação mais atualizada sobre o assunto seguem os seguintes links:

Caso queira saber mais informações sobre o que vem a ser o desenvolvimento humano, o porque da criação deste indicador.

Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos. O relatório traz um detalhado panorama sobre a migração no mundo, destruindo estereótipos que representam os migrantes como pessoas que “roubam os empregos” ou que sempre estão em situação de extrema vulnerabilidade. O estudo mostra que o número de migrantes no mundo chega perto de 1 bilhão, sendo 740 milhões dentro dos países e 214 milhões internacionais. Para quem vem de países mais pobres, avaliam os pesquisadores, a migração geralmente representa melhoria de condições de vida, embora também impliquem em uma série de riscos.

Até 2015, os 191 países-membros das Nações Unidas assumiram diversos compromissos.

Pesquisem a página que vocês acharam muita coisa interessante.
Beijos,
Profª Simone.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

África (semana de 13 a 19 de setembro)

Esta semana ocorreu em consonância com o Conselho de Classe e em virtude disso as aulas foram resduzidas em seu tempo de ocorrência.

Atividade em aula e para casa:
Páginas 242 e 243 do livro ou apostila e confecção do exercício
Correção nos dias 22 ou 24 de setembro dependendo da turma.
Para esses dias a turma deverá trazer:
- mapa mudo político da África.
- Atlas
- Livro ou apostila (usaremos a pág. 246 e 247)
- lápis de cor, giz de cera etc.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

África (semana de 6 a 12 de setembro)

Espaço natural
O continente tem uma área de 30.309.677 km2 = 3,5 'brasis'.

Litoral: pouco recortado -> poucos portos naturais
* 1869 - inauguração do Canal de Suez
* 12 a 14 km -> Estreito de Gibraltar (do lado africano Marrocos e do lado europeu Espanha) o controle é do Reino Unido.

Relevo: é constituído de um imenso planalto, que recebe nomes locais, resultante de uma estrutura geológica antiga. A noroeste, próximo ao Estreito de Gibraltar , encontra-se a Cadeia do Atlas. O ponto culminante do continente fica no sudeste, é o Monte Quilimanjaro (5.895 metros).

Hidrografia: Existem vários lagos de suma importância, entre eles o Lago Vitória (o 2º maior do mundo), pois o Rio Nilo (o 2º mais extendo do mundo) tem suas nascentes próximas. O Rio Nilo cruza boa parte do continente, percorre cerca de 2 mil km em pleno deserto e deságua noMar Mediterrâneo.
Sua importância advém de:
* navegabilidade no passado; e
* sua foz é um imenso delta de grande proveito para atividade agrícola.
Problemas: Foi construído em 1902 uma barragem (Assuã) e vários canais de irrigação. Em 1969 ampliaram a barragem e formaram o Lago Nasser que aumentou a área irrigada no médio curso do rio. Porém, a diminuição do fluxo do rio no baixo curso diminuiu as cheias e a fertilidade do solo prejudicando a produtividade agrícola.

Clima e Vegetação: É um continente quente. Atravessado pelas linhas do Equador e dos 2 trópicos, seus tipos climáticos são: desertico, semi-árido, equatorial e tropical.
Neste continente estão localizados 2 grandes desertos o Saara (9 milhões de km2 = um pouco maior que o Brasil) e o Kalahari (600 mil km2 = um pouco maior que o estado de Minas Gerais, Brasil). Devido aos desmatamentos os desertos estão se expandindo, como na região do Sahel(semi-árido).

Cronograma:
- Continente com o eventos históricos mais antigos
- Evidências arqueológicas o ligam ao surgimento do Homem.
- Evidências históricas apontam a existência de civilizações antigas (Egito, por exemplo).
- 1415: Os portugueses capturam Ceuta: início do Império Africano de Portugal.
- 1788: Constituição do African Association para realizar uma exploração metódica do continente.
-1919: Revolta nacionalista no Egito.
- 1949: Início do Apartheid na África do Sul.
- 1960: "Ano da África". 17 estados já s tornaram independentes.
- 1963: Criação da Organização da Unidade Africana (OUA).
- 1994: Eleição de Nelson Mandela. 1º Presidente negro eleito por sufrágio universal na África do Sul.

Para Casa:
1. Desenhe o mapa do continente africano, ou adquira o mapa mudo político da África e ou ainda pode baixar da internet e localize todos os topônimos descritos na parte física da matéria (exceto cronograma). Não deixe de colocar os países da atual configuração política. Ilustre.


2. Responda:
a.) O que é neocolonialismo?
A colonização do continente africano ocorre após a revolução industrial (1780). Este continente é colonizado dentro da visão de um capitalismo industrial voltado para os interesses empresariais e desta forma o continente foi retalhado.

b.) Porque o processo de colonização do continente africano difere do americano?
O continente americano tem o início do seu processo de colonização no final do século XV, mas efetivamente no século XVI. Neste período quem ditava os interesses espaciais eram os estados-nações dentro de um capitalismo mercantilista. Os espanhóis ao ocuparem a América se colocam no lugar dos grandes chefes (Incas, Maias e Astecas) já existentes e não alteram as relações espaciais de poder existentes, se aproveitam delas. Os portugueses ocupam um território que não tinha uma rede social complexa construída, mas criam uma unidade com o envio de sua população em cargos de interesse e com a escravidão e os ciclos econômicos criam uma unidade territorial.
O processo africano foi dirigido por interesses espaciais, que visavam unicamente explorar o território e procurando destruir as redes sociais pré-existentes (Separar para governar). Sendo assim criaram unidades administrativas que reuniam em seus território povos inimigos e separavam povos amigos. Quando essas unidades administrativas conseguiram a sua independência da colônia, iniciaram uma crise interna (guerras civis) para definir o grupo no poder.

c.) Os países africanos são realmente independentes? Por que?
São independentes sob o aspecto que são unidades político-administrativas. Mas, sob o aspecto de desenvolvimento de uma política econômica que os permitisse produzir e atingir graus cada vez maiores de liberdade das potências estrangeiras estes são dependentes por não terem desenvolvido tal política.

d.) Que características do continente africano são consideradas atrativas para os 'olhares externos'?
Minerais (pedras preciosas e metais), mão-de-obra barata com baixa qualificação e mercado consumidor para produtos baratos e armamento (indústria bélica).