Evolução da Taxa de Crescimento
do PNB (Produto Nacional Bruto) da URSS (1956 - 1992)
do PNB (Produto Nacional Bruto) da URSS (1956 - 1992)
a) O que os dados revelam em relação à economia da URSS no período 1956 a 1992?
Uma redução praticamente contínua dos índices de crescimento econômico.
b) Justifique a situação apresentada no gráfico.
A queda da taxa de crescimento do PNB está relacionado ao fracasso econômico do sistema socialista, em que o centralismo estatal atrasava as decisões econômicas e canalizava os recursos principalmente para o setor militar, deixando os outros setores com poucos investimentos. O sucateamento de todo o sistema produtivo, o atraso tecnológico e a falta de infra-estrutura pouco a pouco foram se tornando evidentes por meios de índices negativos de crescimento econômico.
c) O que ocorreu com a URSS no ano em que as taxas começaram a ser negativas? Qual a relação?
O ano de 1989 é o marco do fim da bipolaridade mundial. A relação é que o baixo crescimento econômico gerou internamente uma onda de insatisfação que não permitiu a manutenção do regime, eclodindo na "Queda do Muro de Berlim", Fim da URSS e sua representação mundial.
2 comentários:
Só isso que vai cair da Rússia nessa segunda certificação, professora?
Oi, Inaê!
sobre a Rússia a prova vai incidir mais sobre o processo evolutivo da economia. Em aula expliquei sobre a evolução do território desde o período dos Czares até a Revolução Socialista. Expliquei sobre o posicionamento da Rússia dentro da URSS e desta na política mundial até 1989. Após isso abordei as suas possibilidades inclusive sendo apontada como uma dos países que tem força para se tornar uma potência (BRICs).
Querida, basta ler o capítulo do livro e as notas de aula.
Beijocas e bom trabalho.
Postar um comentário