sexta-feira, 22 de maio de 2009

Espaço Econômico Europeu

O Espaço econômico europeu sofreu alterações no pós II Guerra Mundial (II GM) motivado pelos fatos do durante a Guerra.
Durante a Guerra ocorreram as seguintes alterações:
* mudança do padrão de produção industrial - economia de guerra.
* saída do mercado de trabalho da massa masculina (adultos homens)
* entrada no mercado de trabalho de mulheres (diminuição da natalidade)
* diminuição do poder de compra do mercado consumidor interno
* importação de produtos essenciais: alimentação e vestuário

Como a II GM tem como palco a Europa, esta teve sua área industrial arrasada, mas também o seu espaço agrário. Com a vitória dos aliados e a posterior divisão da Europa em duas áreas de influência: Ocidental (EUA) e Oriental (URSS), a primeira recebeu investimentos maciços em tecnologia para retomar o patamar anterior, ocorrendo:
* criação do embrião da União Européia (UE), como bloco teriam poder de barganha.
* criação de uma rede de proteção social - a maioria dos homens em idade produtiva faleceu ou estavam mutilados sendo necessária a criação de uma rede ampla de proteção social que se estende aos trabalhadores europeus.
* investimentos tecnológicos na Alemanha, Itália e Japão (países do Eixo) - como forma de mostrar soberania capitalista
* criação de uma série de subsídios para os produtores agropecuários a fim de criar uma reserva de mercado consumidor interno - criação de barreiras e tarifas alfandegárias, além dos próprios subsídios governamentais que baixam o custo dos produtos europeus.

Com a queda do mundo socialista, marcado pela Queda do Muro de Berlim em 1989, o poder global muda sua feição. O Belicismo deixa de ter importância crucial e o econômico passa a comandar o mundo, com isso surgem novas potências mundiais, sendo: Alemanha, Itália e França enaltecendo e fortificando a União Européia e o Japão mostrando a força asiática puxando os Tigres Asiáticos e depois a China, a Índia e até inclusive a própria Rússia.

Nenhum comentário: