O comércio Internacional e a formação dos blocos econômicos e a União Européia
Prof.ª Simone da Silva Figueiredo (Geografia)
As cidades globais se conectam com o mundo através de outras cidades globais. (desenhar mapa do mundo conectando as principais cidades globais e informando haverem muitos mais fluxos)
Através destas cidades ocorre o comércio internacional, com transferência de mercadorias e capitais.
O comércio internacional é a troca de bens e serviços através das fronteiras internacionais, ou seja, entre os países; podendo estes ser vizinhos ou muito distantes. Na pré-história humana o comércio, a troca, entre grupos era uma realidade. Com a formação dos estados-nações estas passaram a ser geridas, cada vez mais, por documentos. Atualmente, com a passagem do mundo bipolar para o mundo multipolar e o poder que deixou de ser bélico para ser econômico, o comércio internacional ganha cada vez mais expressão e importância mundial. O aumento da tecnologia permite que as transações comerciais sejam realizadas cada vez mais em maior velocidade e o transporte de mercadorias se dê em maior volume e velocidade. O comércio internacional e a globalização têm um crescente caminhar junto e estão intimamente relacionados.
No comércio internacional países com maior volume financeiro em transações comerciais ditam as regras. Tentando obter força na ‘mesa’ de negociações países se uniram e formaram blocos econômicos.
Principais Blocos econômicos e área de atuação:
União Européia - Europa
NAFTA - América do Norte
MERCOSUL - Porção sul da América (Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai)
Pacto Andino - Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela
APEC - EUA, Japão, China, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México e Chile
BENELUX - Bélgica, Holanda e Luxemburgo
http://www.suapesquisa.com/blocoseconomicos/
Mercado Internacional - Volume de transações
Fonte: http://www.wto.org ........... Milhões de US$ (preços correntes)
dados entregues em sala de aula com cópia na reprografia
Para Aula: Confeccionar gráfico sobre os dados distribuídos. Poderá ser confeccionado 1 ou mais gráficos segundo a organização pessoal de cada aluno, mas deverá considerar os dados para os anos 2000 e 2007 de exportação, importação e saldo para no mínimo 3 países.
Para Casa: Preparar texto analítico do gráfico dentro da ótica de comércio internacional.
Um comentário:
po professo vc e bem safadinha parece ate akelas meninas q trabalha na vila mimoza
Postar um comentário