sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Matéria da Prova de 3ª Certificação

Olá,

Formato simples: Toda a matéria dada em aula a partir de agosto de 2009. Inclusive o que foi colocado no quadro, explicado e as apostilas.

Formato complexo:
- África
- Japão e Tigres Asiáticos
- China e Índia
- Austrália e Nova Zelândia (Oceania)
- Regiões Polares
(Conforme o conteúdo definido pelo Colegiado de Geografia)

Divirtam-se e Estudem!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Regiões Polares

São áreas localizadas nos extremos dos hemisférios norte e sul do planeta. Como tais apresentam temperaturas extremamente baixas. Junto com os pontos mais altos da Terra, como o Monte Everest, são consideradas as áreas mais inóspitas existentes, mesmo assim a presença humana ocorre.
Atualmente essas áreas estão em perigo eminente. O Ártico de ser apenas um oceano gelado e a Antártida de ter belas praias. O aquecimento global atinge essas áreas com força, provocando o derretimento das calotas, a elevação do nível do mar e a mudança do modo de vida de muitas espécies. Cientistas observam fotos de satélite que indicam o derretimento, a mudança dessas áreas.
No GeoAtlas (capa roxa) os mapas relativos a essas regiões do mundo ficam nas págs. 8, 9, 93 94 e 95.

Recebeu dos vikings o nome de Artikos, nome dado por esse povo à constelação da Úrsa Maior que fica muito próxima ao pólo norte celeste. É um oceano congelado.



Há importantes jazidas de carvão, ouro, chumbo etc (Canadá, Rússia e Alasca). No Alasca e na Groenlândia encontram-se ainda jazidas de urânio e petróleo.

Posição Militar
  • Presença de 20 instalações militares - 9 dos EUA e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e 11 da Rússia (herança da URSS).
  • Veículo bélico importante: submarinos se tornam invisíveis devido a grossura da camada de gelo.
  • Espaço aéreo estratégico: adentra-se o espaço aéreo com facilidade de países europeus, Canadá e Rússia.
  • Foi muito importante como ponto estratégico no período de Guerra Fria devido as facilidades de acesso rápido. No Futuro pode se tornar importante estrategicamente de novo ou ser apenas local de extração de jazidas minerais.
Recebeu o nome de Anti-Artikos. Por derivação chegou-se a denominação Antártida. É um continente debaixo de uma grossa camada de gelo.


Há importantes jazidas minerais inclusive: petróleo, gás natural e urânio. A presença de jazidas de urânio aguçou a cobiça mundial então em outubro de 1991 foi assinado o Protocolo de Madri que proíbe por 50 anos a exploração mineral.

Posição Militar
  • Presença de unidades de pesquisa de vários países.
  • Importantes jazidas minerais estratégicas.
  • Espaço aéreo estratégico: com a migração do poder econômico para o hemisfério sul (Brasil, Índia, Austrália etc.) acessa-se facilmente o espaço aéreo dessas novas potências.
  • Último continente a ser dividido.



Veja alguns links:

Índia: superpopulação, religiosidade e tecnologia


É uma sociedade onde o “ser” é mais importante do que o “ter”. Logo, os conceitos de acumulação de capital que nossa sociedade está acostumada não se aplicam a eles. Essa sociedade se divide em castas com diferentes direitos e deveres sociais. Vale a pena exaltar que sociedade indiana é formada por uma elevada diversidade étnica, com mais de 200 línguas e dialetos e 5 religiões (o hinduísmo – religião politeísta - é professado por 80% da população). O hindi, idioma oficial, é compreendido por apenas 1/3 da população. O inglês é falado pelas camadas cultural e economicamente dominantes. Mas, existem outros importantes idiomas

Numericamente é o segundo país do mundo em população, perdendo somente para a China. E tal qual a outra também adotou medidas de diminuição da natalidade, porém sem muito efeito. O crescimento populacional indiano causa estupendo impacto nas políticas públicas para a infância e revelando uma população analfabeta alta (em torno de 45%).

Atualmente cerca de 70% dos indianos estão alocados no setor primário da economia, que está ligado ao abastecimento interno. A Índia tem, senão o maior, um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, no entanto esta carne não é consumida devido à crença na sacralidade da vaca.

Em contraste a essa situação o país esta passando por um processo de urbanização e industrialização gerando grandes metrópoles, como Calcutá, Munbai, Nova Délhi etc. Como nessas cidades o grupo social de poder aquisitivo mais elevado e de consumo se concentrou permitiu a criação de um mercado consumidor poderoso, tornando a Índia um dos principais mercados emergentes do mundo. O Governo, a partir de 1991, passou a encorajar a industrialização do país e privatizou muitas de suas empresas para o controle de sociedades estrangeiras.

Os principais parques industriais da Índia se concentram em 5 grandes metrópoles, sendo: Calcutá – dispõe de carvão e ferro, logo comanda a siderurgia e a indústria metalúrgica; Mumbai – produtora de algodão, ligada ao ramo têxtil e a pesquisas na área nuclear; Madras e Bangalore – produzem bens e equipamentos de consumo; Nova Délhi – indústrias de ponta, principalmente informática. Estas 5 metrópoles também concentram os principais centros de pesquisa universitários, grandes transações comerciais e as sedes das maiores instituições financeiras (a bolsa de valores indiana é em Mumbai).

Apesar de todos esses avanços ainda apresenta muitas deficiências, principalmente nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, rodovias, portos e ferrovias. No entanto, possui significativo arsenal nuclear.

Desde o final da II Guerra Mundial a Índia está envolvida numa disputa com o seu vizinho Paquistão pela posse da região da Caxemira. No período da Guerra Fria a Índia se aproximou da URSS e o Paquistão dos EUA.

Exercícios:

Ø Na índia, existe uma enorme desigualdade social, que não ocorre somente devido aos fatores político-econômicos. Que outro fator contribui de forma significativa para que esse quadro de desigualdade no país permaneça? Explique sua resposta.

Ø Que fator você citaria como uma das heranças do colonialismo inglês na Índia?

Ø Procure no Atlas a Índia, Paquistão e a Região da Caxemira. Na opinião de vocês a quem você daria esse pedaço de mundo?