sexta-feira, 18 de setembro de 2009

África (semana de 13 a 19 de setembro)

Esta semana ocorreu em consonância com o Conselho de Classe e em virtude disso as aulas foram resduzidas em seu tempo de ocorrência.

Atividade em aula e para casa:
Páginas 242 e 243 do livro ou apostila e confecção do exercício
Correção nos dias 22 ou 24 de setembro dependendo da turma.
Para esses dias a turma deverá trazer:
- mapa mudo político da África.
- Atlas
- Livro ou apostila (usaremos a pág. 246 e 247)
- lápis de cor, giz de cera etc.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

África (semana de 6 a 12 de setembro)

Espaço natural
O continente tem uma área de 30.309.677 km2 = 3,5 'brasis'.

Litoral: pouco recortado -> poucos portos naturais
* 1869 - inauguração do Canal de Suez
* 12 a 14 km -> Estreito de Gibraltar (do lado africano Marrocos e do lado europeu Espanha) o controle é do Reino Unido.

Relevo: é constituído de um imenso planalto, que recebe nomes locais, resultante de uma estrutura geológica antiga. A noroeste, próximo ao Estreito de Gibraltar , encontra-se a Cadeia do Atlas. O ponto culminante do continente fica no sudeste, é o Monte Quilimanjaro (5.895 metros).

Hidrografia: Existem vários lagos de suma importância, entre eles o Lago Vitória (o 2º maior do mundo), pois o Rio Nilo (o 2º mais extendo do mundo) tem suas nascentes próximas. O Rio Nilo cruza boa parte do continente, percorre cerca de 2 mil km em pleno deserto e deságua noMar Mediterrâneo.
Sua importância advém de:
* navegabilidade no passado; e
* sua foz é um imenso delta de grande proveito para atividade agrícola.
Problemas: Foi construído em 1902 uma barragem (Assuã) e vários canais de irrigação. Em 1969 ampliaram a barragem e formaram o Lago Nasser que aumentou a área irrigada no médio curso do rio. Porém, a diminuição do fluxo do rio no baixo curso diminuiu as cheias e a fertilidade do solo prejudicando a produtividade agrícola.

Clima e Vegetação: É um continente quente. Atravessado pelas linhas do Equador e dos 2 trópicos, seus tipos climáticos são: desertico, semi-árido, equatorial e tropical.
Neste continente estão localizados 2 grandes desertos o Saara (9 milhões de km2 = um pouco maior que o Brasil) e o Kalahari (600 mil km2 = um pouco maior que o estado de Minas Gerais, Brasil). Devido aos desmatamentos os desertos estão se expandindo, como na região do Sahel(semi-árido).

Cronograma:
- Continente com o eventos históricos mais antigos
- Evidências arqueológicas o ligam ao surgimento do Homem.
- Evidências históricas apontam a existência de civilizações antigas (Egito, por exemplo).
- 1415: Os portugueses capturam Ceuta: início do Império Africano de Portugal.
- 1788: Constituição do African Association para realizar uma exploração metódica do continente.
-1919: Revolta nacionalista no Egito.
- 1949: Início do Apartheid na África do Sul.
- 1960: "Ano da África". 17 estados já s tornaram independentes.
- 1963: Criação da Organização da Unidade Africana (OUA).
- 1994: Eleição de Nelson Mandela. 1º Presidente negro eleito por sufrágio universal na África do Sul.

Para Casa:
1. Desenhe o mapa do continente africano, ou adquira o mapa mudo político da África e ou ainda pode baixar da internet e localize todos os topônimos descritos na parte física da matéria (exceto cronograma). Não deixe de colocar os países da atual configuração política. Ilustre.


2. Responda:
a.) O que é neocolonialismo?
A colonização do continente africano ocorre após a revolução industrial (1780). Este continente é colonizado dentro da visão de um capitalismo industrial voltado para os interesses empresariais e desta forma o continente foi retalhado.

b.) Porque o processo de colonização do continente africano difere do americano?
O continente americano tem o início do seu processo de colonização no final do século XV, mas efetivamente no século XVI. Neste período quem ditava os interesses espaciais eram os estados-nações dentro de um capitalismo mercantilista. Os espanhóis ao ocuparem a América se colocam no lugar dos grandes chefes (Incas, Maias e Astecas) já existentes e não alteram as relações espaciais de poder existentes, se aproveitam delas. Os portugueses ocupam um território que não tinha uma rede social complexa construída, mas criam uma unidade com o envio de sua população em cargos de interesse e com a escravidão e os ciclos econômicos criam uma unidade territorial.
O processo africano foi dirigido por interesses espaciais, que visavam unicamente explorar o território e procurando destruir as redes sociais pré-existentes (Separar para governar). Sendo assim criaram unidades administrativas que reuniam em seus território povos inimigos e separavam povos amigos. Quando essas unidades administrativas conseguiram a sua independência da colônia, iniciaram uma crise interna (guerras civis) para definir o grupo no poder.

c.) Os países africanos são realmente independentes? Por que?
São independentes sob o aspecto que são unidades político-administrativas. Mas, sob o aspecto de desenvolvimento de uma política econômica que os permitisse produzir e atingir graus cada vez maiores de liberdade das potências estrangeiras estes são dependentes por não terem desenvolvido tal política.

d.) Que características do continente africano são consideradas atrativas para os 'olhares externos'?
Minerais (pedras preciosas e metais), mão-de-obra barata com baixa qualificação e mercado consumidor para produtos baratos e armamento (indústria bélica).