sábado, 25 de julho de 2009

Prova da 2ª Certificação

PARTE OBJETIVA (VALOR: 3,0 pontos; cada questão vale 0,5 – sendo uma questão bônus)

A resposta correta das questões está em negrito

1 - Uma das maiores preocupações da OMC (Organização Mundial do Comércio) é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países. Sobre essa postura protecionista são feitas as seguintes afirmativas:

I - Uma característica protecionista é a garantia de preços mínimos para cada safra e prioridade para a compra da produção interna.

II - Taxação mais elevada sobre os produtos importados.

III – Aceitação da entrada de produtos externos sem alocação de tarifa alfandegária.

Assinale:

a) Se apenas a afirmativa I for correta.

b) Se apenas a afirmativa II for correta.

c) Se apenas a afirmativa III for correta.

d) Se as afirmativas I e II forem corretas.


2 - Os conflitos mundiais da atualidade ocorrem, também, em função do domínio dos fluxos do comércio internacional, onde o intercâmbio entre países do capitalismo central e periférico são extremamente desiguais.

Tomando por base o texto é INCORRETO afirmar que:

a) A formação dos blocos econômicos mundiais não proporcionou um crescimento eqüitativo para todos os países membros.

b) A divisão internacional do trabalho influencia no intercâmbio do comércio mundial.

c) Os centros de poder, que compõem a nova ordem mundial, possuem um ator hegemônico, qual seja: os Estados Unidos, que controlam e comandam todos os demais países, evidenciando a monopolaridade da nova ordem mundial.

d) Os países do capitalismo central estabelecem trocas desiguais com o mundo periférico, principalmente, pelo domínio científico-tecnológico.


3 - As possibilidades de crescimento da economia mundial para as próximas décadas são vistas como residindo principalmente em alguns poucos países menos desenvolvidos. Esses países são:

a) Brasil, Argentina, Taiwan, Austrália e China.

b) Brasil, Índia, Rússia e China.

c) Brasil, Argentina, Índia, África do Sul e Portugal.

d) Brasil, México, Taiwan, Austrália e Portugal.


4 - A pretensão do Islã de criar Estados islâmicos e tornar-se uma nova força mundial, exigindo uma unidade entre religião e política nos países por ele governados, pode ser designada como:

a) racionalismo.

b) positivismo.

c) modernismo.

d) fundamentalismo.


5 - “UMA REGIÃO QUENTE”

“O Oriente Médio é uma região à qual a imprensa sempre se refere como uma área conturbada, espécie de barril de pólvora com o estopim aceso, prestes a explodir. Essa imagem explica-se em função de ser essa região do mundo o lugar onde talvez ocorram os conflitos mais intensos.” Adaptado de Olic, Nelson B., Oriente Médio, São Paulo: Moderna. 1991.

Dentre as opções a seguir marque com um (x) aquela que apresentar 3 (três) fatores que originam os conflitos entre países do Oriente Médio.

a) Petróleo, Território e Água.

b) Território, Água e Ouro.

c) Água, Religiões e Futebol.

d) Religiões, Petróleo e Direitos Femininos.


6 -

“O terrorismo é o grande assunto do momento. Ele afetou as bolsas de valores e as perspectivas de crescimento das economias, a começar pela norte-americana - a mais poderosa do globo - e vem suscitando uma série de discussões sobre como evitá-lo, com algumas propostas que, se adotadas, vão certamente alterar algumas de nossas rotinas do dia a dia. E também a ordenação geopolítica mundial começa a sofrer significativas modificações em função do desenrolar dos acontecimentos, em especial da luta contra o terrorismo”. VESENTINI, José William. Terrorismo e Nova Ordem Mundial, 2002.

O terrorismo, assim, é uma ação desesperada e violenta, feita por grupos (ou eventualmente por um indivíduo) que almejam determinados ideais.

De acordo com as alternativas abaixo, assinale qual NÃO corresponde aos ideais terroristas.

a) Mudar alguma coisa na vida política e social, derrubar um regime, lutar contra uma potência colonialista ou imperialista.

b) Lutar pela união dos povos, com objetivos de liberdade mundial, evitando atingir inocentes.

c) Alterar radicalmente os valores de uma sociedade.

d) Alcançar uma independência nacional ou controlar um território.


7 - Leia o texto a seguir.

“O que domina o mundo hoje é o confronto entre grupos islâmicos prontos a tudo, inclusive ao suicídio, e o império americano, que possui as armas mais poderosas, mas não consegue controlar totalmente o Afeganistão, o Iraque e os outros países do Oriente Médio.” TOURAINE, Alain. Um novo paradigma para compreender o mundo hoje. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. p. 76.

Considerando o confronto entre os grupos mencionados no texto, marque com um (x) a opção que não se constituir como uma das razões do interesse estadunidense no Oriente Médio.

a) ampliar e manter a hegemonia e a política americana junto aos países árabes.

b) controlar a produção e a comercialização de petróleo e gás natural.

c) apoiar a manutenção do Estado de Israel.

d) semear o pânico, desestabilizar as instituições e com isso suscitar mudanças radicais.

PARTE DISCURSIVA (VALOR: 4,0 pontos; cada questão vale 1,0)

8 – Dentre as três questões colocadas a seguir escolha uma, marque com um (x) e faça:

a) Quais as conseqüências da entrada de mulheres no mercado de trabalho europeu durante a II Guerra Mundial?

Essa entrada foi devida à saída dos homens do mercado de trabalho para atuarem na Guerra. Teve inúmeras conseqüências, entre elas podemos citar: diminuição da natalidade, luta por direitos femininos iguais aos masculinos, criação de uma rede de proteção social com aposentadoria diferenciada, creches, licença maternidade.

b) O que motivou a criação de uma ampla rede de proteção social na Europa do pós-guerra?

A entrada de um grande volume de mulheres no mercado de trabalho durante a guerra e a necessidade de manter esse contingente devido a grande mortandade da população masculina ou invalidez, provocou a criação de uma rede de proteção para esse grupo populacional.

c) Quais as implicações atuais dos subsídios governamentais dado aos produtores agropecuários?

Concorrência desigual no mercado interno com primazia para os produtos locais, pois estes subsídios garantem o lucro aos produtores mesmo praticando preços abaixo dos de reposição dos custos de produção.

9 Evolução da Taxa de Crescimento do PNB da URSS (1956-1992)

O gráfico mostra a evolução do Produto Nacional Bruto – PNB na URSS conectando com fatos de importância mundial.

Explique a evolução do gráfico e correlacione com os fatos sem deixar de explicar qual é a relação com as oscilações no PNB.

Espera-se do aluno que ele conecte os fatos ocorridos com os momentos de queda no crescimento do PNB da URSS, considerando o motivador do fato o não investimento em crescimento econômico, mas sim na disputa pela hegemonia do poder mundial com os Estados Unidos.

10 – É possível afirmar que existe relação entre o preço do barril de petróleo e os conflitos no Oriente Médio?

Sim. Pois, a economia mundial funciona baseada na especulação financeira. E no momento de um conflito em área produtora de petróleo inicia-se o processo de especulação se o fato alterará os níveis de produção. Como o sistema produtivo mundial é dependente do petróleo, como fonte de energia, uma escassez do produto tem implicações mundiais. Logo, o preço do barril se eleva para evitar o desabastecimento mundial; provocando dessa maneira uma retração no crescimento da economia mundial via dependência produtiva.

11 Os Rios Tigre e Eufrates nascem na Turquia e deságuam no Golfo Pérsico. Considerando a questão da água, o Iraque é a favor ou contra projetos de irrigação, usinas hidrelétricas etc. na Turquia? Por quê?

Contra. Projetos do tipo usinas hidrelétricas e de irrigação provocam desvios da água do leito do rio. Tal atividade tem por conseguinte a diminuição do volume de água do curso d’água após seu evento, afetando as áreas posteriores. Considerando que as nascentes dos rios ficam na Turquia e desembocam no Iraque, este último fica na área posterior aos projetos sendo afetado pela diminuição do volume de água ofertado pelos cursos d’água. Se a área envolvida tivesse uma oferta de água em abundância o fato não suscitaria problemas entre os países vizinhos, mas sendo área de baixa oferta de água e de países que vivem em conflito, fica claro os motivos pelos quais o Iraque é contra esses tipos de projeto.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de Julho - Dia do Amigo

A frase musical mais citada nessa data é: “Amigo é coisa prá se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração”

Mas, eu prefiro uma outra idéia que vocês irão me perdoar não lembrar o nome do famoso autor:

“Um amigo é uma pessoa que você pode passar anos sem vê-lo, porque quando você precisar dele ele estará lá.

Não precisa de ligações constantes e nem de satisfações. Pois, seu amor transcende o ciúme ou o tempo.

Somente a morte separa amigos verdadeiros.”

Para refletir.