sexta-feira, 26 de junho de 2009

Matéria da 2ª certificação

Data da Prova de 2ª certificação:
11 de julho de 2009.

Data das últimas aulas:
02 (quinta) ou 07 de julho (terça).

Em decorrência dos compromissos assumidos pelas turmas do 9º ano e tendo como consequencia a diminuição do número de aulas a matéria da prova foi alterada para:

- Europa (espaço econômico)
- Rússia
- Oriente Médio - Região estratégica.

=> A África ficará para a 3ª certificação junto com o conteúdo que foi proposto para o 9° ano pelo Colegiado do Pedro II.

Beijocas,
Profª Simone.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Oriente Médio - Região estratégica




água -> escassa (conflitos)
petróleo -> abundante (OPEP, maior bacia petrolífera do mundo)
religião -> direito de terras

"Todas estas são as doze tribos de Israel: e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção. Depois lhes deu ordem, dizendo-lhes: Eu estou para ser congregado ao meu povo; sepultai-me com meus pais, na cova que está no campo de Efrom, o heteu, na cova que está no campo de Macpela, que está em frente de Manre, na terra de Canaã, cova esta que Abraão comprou de Efrom, o heteu, juntamente com o respectivo campo, como propriedade de sepultura. " (Gênesis 49, 28-30).

potências -> EUA, Inglaterra, França, etc.
Pobreza e Riqueza -> concentração de renda.

Responda:
a) Quais as características do Oriente Médio estão evidenciadas?
Falta de água, abundãncia de petróleo, religião separando os povos, influência elevada das potência econômicas mundiais, e cocnentração de renda.

b) É possível afirmar que existe relação entre o preço do barril de petróleo e os conflitos? Por que?
Na ocorrência dos conflitos gera um temor da diminuição da produção de petróleo e de escassez mundial, este fato provoca o aumento do preço do barril de petróleo (cerca de 159 litros à aproximadamente US$130,00).

c) Qual a relação existente entre...
- religião x conflitos - busca por territórios de grupos divergentes que acabam entrando em conflito.

- água x pobreza - A escassez da água junto com o preço elevado das terras onde são encontradas ou do seu fornecimento exarceba as diferenças sociais.

- potências x petróleo - Existe uma troca de favores, as potências apoiam alguns países produtores de petróleo, fornecendo armas etc. , e obtem em troca fornecimento de petróleo a preços vantajosos.

Rússia - Espaço econômico

Evolução da Taxa de Crescimento
do PNB (Produto Nacional Bruto) da URSS (1956 - 1992)


a) O que os dados revelam em relação à economia da URSS no período 1956 a 1992?
Uma redução praticamente contínua dos índices de crescimento econômico.

b) Justifique a situação apresentada no gráfico.
A queda da taxa de crescimento do PNB está relacionado ao fracasso econômico do sistema socialista, em que o centralismo estatal atrasava as decisões econômicas e canalizava os recursos principalmente para o setor militar, deixando os outros setores com poucos investimentos. O sucateamento de todo o sistema produtivo, o atraso tecnológico e a falta de infra-estrutura pouco a pouco foram se tornando evidentes por meios de índices negativos de crescimento econômico.

c) O que ocorreu com a URSS no ano em que as taxas começaram a ser negativas? Qual a relação?
O ano de 1989 é o marco do fim da bipolaridade mundial. A relação é que o baixo crescimento econômico gerou internamente uma onda de insatisfação que não permitiu a manutenção do regime, eclodindo na "Queda do Muro de Berlim", Fim da URSS e sua representação mundial.



quarta-feira, 10 de junho de 2009

Formação da nota do 2º trimestre

Formação da nota do 2º trimestre:
7,0 = prova institucional
2,0 = trabalho (entregue em 06/06 que consistiu de mapa e lista de exercício)
1,0 = caderno em dia e organizado (com todos os trabalhos, tanto de casa como de aula) - deverá ser apresentado na aula anterior a prova.
Total = 10,0

* a atividade em sala sobre espaço econômico europeu ficou como bônus, dependendo do seu desempenho, uma nota que pode atingir no maxímo 1,0 pontos.

Gabarito do trabalho de grupo (06/06)

1. Faça mapa de IDH e de Participação relativa da população urbana da Europa.
2. Com base no breve texto, nos mapas e nas demais informações da tabela responda as perguntas a seguir:

A Europa foi o primeiro continente a industrializar-se. Em razão disso, a aceleração de seu processo de urbanização se deu há mais de um século. Cerca de 75% da população européia vive nas cidades, o que reflete a importância das atividades industriais, comerciais e financeiras nesse continente. O elevado índice da população urbana indica que vários países europeus (Reino Unido e Alemanha, com cerca de 85% da população urbana) já completaram seu processo de urbanização.”

(LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Ansellmo Lazaro. Geografia: Homem & Espaço. São Paulo: Saraiva, 2008; pg. 123)

a. De modo geral, como podemos caracterizar a relação população rural/urbana na Europa?

Há um predomínio da população urbana em relação à rural.


b. Quais os países apresentam índices mais elevados de população urbana?

Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, Bélgica, Islândia e Suécia.


c. A que se refere a expressão “corredor urbano”?

Á área de maior concentração de população urbana, abrangendo vários trechos em que a densidade é superior à 200 hab./km2. Essa área acaba por englobar cidades, e no caso europeu, países. Formando uma única mancha urbana.


O Brasil apresenta 81,25% de sua população como sendo urbana, segundo o IBGE para o Censo Demográfico de 2000. Pode-se afirmar que o Brasil já completou o seu processo de urbanização como a Europa?
Apesar da elevada taxa de urbanização brasileira, este ainda não concluiu o seu processo de urbanização. Atualmente se verifica um processo de redirecionamento dos fluxos das cidades grandes para as cidades médias.

3. O apoio do governo ao setor agropecuário tem despertado discussões na Europa e na Organização Mundial do Comércio (OMC) e críticas de países de outros continentes. Por que a questão de subsídios para o setor primário é tão polêmica?
Os subsídios e a proteção de mercado impedem maior capacidade de competição por parte dos produtos importados dos países dos outros continentes, que reclamam por uma política emnos protecionista. Esta situação também é criticada por outros setores europeus, pois acreditam que o investimento é exagerado no setor agrícola, e pela OMC - Organização Mundial do Comércio, que pretende estimular a livre concorrência entre os países.

Debater:









Leia a tira e depois debata com o grupo a seguinte questão: Como a conversa dos rapazes se correlaciona com o conceito de desemprego estrutural?
O desemprego estrutural, aquele em que a vaga do trabalhador foi substituída por máquinas ou processos produtivos mais modernos, não se resolve apenas pelo crescimento econômico. Aquele trabalho executado por dezenas de trabalhadores agora só necessita de um operador, ou melhor, dezenas de empregos transformaram-se em apenas um. Se o número de empregos diminuiu é extremamente dificil obter um. Como este fato é moderno e o pai do rapaz da tira é de uma geração anterior, onde a tecnologia não retirava empregos e sim criava, esse têm expectativas sobre o futuro laboral do filho.

domingo, 7 de junho de 2009

Conteúdo do 2º trimestre

Rússia e Leste Europeu (Cap. 6)
África (Cap. 11 e 12)
Oriente Médio (Cap. 8)

Turmas 901 e 903: as cópias estão sendo providenciadas.

Turmas 902 e 904: metam as caras nos livros.

Dicas de Filmes sobre Rússia, Leste Europeu, Conflitos e Fim da Guerra Fria.
1 - Anástacia (início do desenho mostra a fugada família real quando ocorre a Revolução Socialista); 
2 - Caçada ao Outubro Vermelho (retrata o medo do conflito nuclear e o momento da "Queda do Muro de Berlim");
3 - A Caçada (mostra um reporter procurando Milosevich no Leste Europeu);
4 - Sol da Meia-Noite (mostra a dureza do regime socialista para com seus compatriotas).

terça-feira, 2 de junho de 2009

Prova do Apoio da 1ª Certificação

Olá,

a data da prova é dia 06 de junho. Será em horário invertido e a 1ª prova é de geografia.

Matéria:
Toda da 1ª certificação com maior enfase para a apostila de Nacionalismos e Conflitos.