sexta-feira, 22 de maio de 2009

Espaço Econômico Europeu

O Espaço econômico europeu sofreu alterações no pós II Guerra Mundial (II GM) motivado pelos fatos do durante a Guerra.
Durante a Guerra ocorreram as seguintes alterações:
* mudança do padrão de produção industrial - economia de guerra.
* saída do mercado de trabalho da massa masculina (adultos homens)
* entrada no mercado de trabalho de mulheres (diminuição da natalidade)
* diminuição do poder de compra do mercado consumidor interno
* importação de produtos essenciais: alimentação e vestuário

Como a II GM tem como palco a Europa, esta teve sua área industrial arrasada, mas também o seu espaço agrário. Com a vitória dos aliados e a posterior divisão da Europa em duas áreas de influência: Ocidental (EUA) e Oriental (URSS), a primeira recebeu investimentos maciços em tecnologia para retomar o patamar anterior, ocorrendo:
* criação do embrião da União Européia (UE), como bloco teriam poder de barganha.
* criação de uma rede de proteção social - a maioria dos homens em idade produtiva faleceu ou estavam mutilados sendo necessária a criação de uma rede ampla de proteção social que se estende aos trabalhadores europeus.
* investimentos tecnológicos na Alemanha, Itália e Japão (países do Eixo) - como forma de mostrar soberania capitalista
* criação de uma série de subsídios para os produtores agropecuários a fim de criar uma reserva de mercado consumidor interno - criação de barreiras e tarifas alfandegárias, além dos próprios subsídios governamentais que baixam o custo dos produtos europeus.

Com a queda do mundo socialista, marcado pela Queda do Muro de Berlim em 1989, o poder global muda sua feição. O Belicismo deixa de ter importância crucial e o econômico passa a comandar o mundo, com isso surgem novas potências mundiais, sendo: Alemanha, Itália e França enaltecendo e fortificando a União Européia e o Japão mostrando a força asiática puxando os Tigres Asiáticos e depois a China, a Índia e até inclusive a própria Rússia.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Respostas dos exercícios da aula do dia 7 ou 9 de abril

1) Quais os principais fatores responsáveis pelos conflitos que envolvem a região da Iugoslávia na Europa?
* A Iugoslávia era um país federativo composto por 6 repúblicas (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Macedônia e Montenegro) e 2 regiões autônomas (Kosovo e Vojvodina – pertencentes à Servia)
* População composta de várias nacionalidades, três religiões (muçulmana, cristã ortodoxa e católica romana) e cinco idiomas (sérvio-croata, esloveno, albanês, húngaro e macedônio).
* Estes fatores não formam uma população unida. Mas que se manteve assim graças a força do regime comunista da URSS representado pelo Marechal Tito (ficou no poder do final da II Guerra Mundial – 1945 – até a sua morte – 1980).
A partir de 1991 iniciou o processo de desmantelamento da Iugoslávia e através de conflitos armados.

2) O que aconteceu com o Kosovo?
A região autônoma do Kosovo é considerada pelos Sérvios como sendo o berço de sua identidade, pois nessa região existe marcos histórico muito importante. Ela é habitada na sua maioria por mulçumanos albaneses (90%). Em 1998 devido ao crescimento do movimento separatista armado (Exército de Libertação de Kosovo – ELK), o presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, contra-atacou com violência e foi acusado de tentar realizar uma “limpeza étnica” no país. Este foi indiciado pela ONU por crimes de guerra.

3) Todo árabe é mulçumano ou todo mulçumano é árabe? Por quê?
Árabe é o membro dos povos semíticos que habitam a península Arábica (no Sudoeste da Ásia, entre o mar Vermelho e o golfo Pérsico) – Dicionário Houaiss.
Muçulmano é o seguidor do islamismo.
Como pode ser visto a primeira definição está relacionada ao lugar de nascimento e a segunda a religião professada.
Pessoas de um mesmo lugar podem professar religiões diferentes, no caso nesta região encontram-se, principalmente, turcos, persas, judeus, curdos, armênios entre outros.
E a religião pode se espalhar por regiões e até pelo mundo todo. São encontrados muçulmanos na África, na Ásia, na Europa, na América e por não dizer no Brasil.

4) Cite algumas semelhanças entre o Oriente Médio e a África.
A região do Oriente Médio e o continente africano foram divididos territorialmente para atender necessidades econômicas externas à eles. Sem levar em consideração as similaridades e desigualdades sociais.

5) Porque existe um grande número de conflitos e tensões na África?
No final do séc. XIX e início do séc. XX as novas necessidades criadas pelo desenvolvimento capitalista levou a partilha do território africano, num processo conhecido como neocolonialismo. Na África esse processo de partilha ocasionou uma desestruturação do modo de vida e da organização política e administrativa dos povos ali existentes, com seus modos de vida e organização político-administrativa. Formou-se unidades político-administrativas visando os interesses capitalistas, unindo num mesmo território povos de características rivais e separando os de características amigáveis.

6) De onde vem o interesse de grandes empresas na África?
O continente africano é detentor de uma infinidade de recursos naturais, entre eles reservas petrolíferas.