quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Matéria da PFV

Hello, Alunos!

A todos aqueles que conseguiram juntar os pontos necessários para estarem aprovados com a nota da 3ª Certificação em Geografia só tenho a dizer:
"Feliz Natal com muita paz, saúde e alegria. Sentirei saudades de vocês no próximo ano".

Para aqueles que tem de fazer a PFV em 08/12/2009 digo:
Estudem. Mas, não se desesperem.
Matéria:
* Europa pós 2ª Guerra Mundial
- questões sociais e populacionais
- formação da União Européia
- Guerra Fria e pós (mundo bipolar e multipolar)
* África
- questões sociais: fome, AIDS
- guerras civis
- Apartheid
* Japão, Tigres Asiáticos, China e Índia
- conecção econômica mundial
* Regiões Polares
- Questões Ambientais
- Geopolítica

Questões da Prova de 3ª certificação

Utilizem para estudar as provas anteriores também.

Beijos,

Profª Simone.

__________________________________________

1. Para definir regiões podem-se utilizar diversos parâmetros. Escolha entre os parâmetros abaixo o que melhor se adéqua ao continente africano e justifique.

(a) IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

(b) Climas Extremos

(c) Dependência Externa

(a) IDH. Conforme observamos o continente africano apresenta alguns países de IDH elevado, como Ilhas Seychelles (57° em 2007) e outros de IDH muito baixo, como Serra Leoa (180º em 2007). Vale a pena ressaltar que essa classificação do IDH de 2007 foi feita sobre 182 países. Isso permitiria criar regiões de alto desenvolvimento, médio e baixo.

(b) Climas Extremos. Pode se considerar nesta questão o contraste entre o clima do deserto (Saara e Kalahari) e o das florestas. Ou ainda, considerar as questões de altitudes e falar da diferença de temperatura do Kilimanjaro e do Deserto do Saara.

(c) Dependência Externa. Como o continente africano foi partilhado por diferentes nações com diversos interesses, mas dentro do interesse maior que era o atendimento as necessidades do capitalismo empresarial, e mesmo com a independência política esta não obteve a independência econômica. Pode ser colocado a regionalização a partir desta temática.

2. Quais as conseqüências espaciais e econômicas atuais provocada pelo processo de partilha do continente africano?

Nesta questão entra a discutida idéia de separar para governar. Quando ocorre o processo de partilha africano (neocolonialismo) as nações envolvidas repartem o território segundo os seus interesses comerciais sem considerar os grupos ancestrais residentes nestas áreas e seus relacionamentos. Sendo assim, juntam num mesmo “país” povos inimigos e separam povos amigos.

Atualmente, pós-processo de independência política externa, as conseqüências espaciais principais referem-se à questão da formação dos países, que tem suas fronteiras somente no papel, sem a formação de uma nação no seu interior, as fronteiras são demarcações políticas, mas não nacionais. As conseqüências econômicas advêm da dependência externa que perdura, fazendo com que o grupo que está no poder nestes países, realize acordos comerciais pouco vantajosos apenas para obter recursos a fim de financiar sua manutenção no poder.

Para as perguntas 3 e 4.

O Apartheid era o regime de segregação racial institucionalizado da África do Sul.

3. Que características da composição étnica da população sul-africana justificam o ato?

Tal qual os outros países africanos a África do Sul foi colônia de um país não-africano, no caso a Inglaterra. Quando ocorre o processo de independência externa a população branca sul-africana se mantém no país e desejosa de se manter no poder cria o Apartheid. Esta população branca descendente de ingleses, mas nascidos na África e realizam esse ato por serem minoria numérica; a relação em média é de 1 branco para 10 negros.

4. Qual a finalidade a criação do regime?

O Apartheid foi criado para a manutenção da minoria branca no poder.

Para as perguntas 5 a 7.

O desenvolvimento econômico japonês do final da década de 1980 baseia-se em algumas características.

5. Quais fatores internos japoneses propiciaram tal desenvolvimento?

Deve-se considerar as questões relativas a cultura (trabalho coletivo), formação de poupança interna e valorização do produto japonês em detrimento do produto externo.

6. Como a globalização atua na economia japonesa?

A economia japonesa tem seu processo de expansão na década de 1980, juntamente com o inicio co declínio econômico dos EUA e URSS. As trocas comerciais mundiais aumentam e este país entra com oferta de tecnologia numa nova área de produtos: informática e comunicação. Com a ‘Queda do Muro de Berlim’ em 1989 sepultando completamente a bipolaridade, o Japão surge como a grande potência econômica do Oriente. A rede mundial de computadores, os avanços da informática e as necessidades empresariais passam a demandar sempre novos produtos com tecnologia avançada, ramo na qual os japoneses se especializaram. Então, a globalização atua de forma a alavancar as trocas comerciais deles e elevar seu status como potência.

7. No Japão existem estruturas espaciais chamadas de pôlderes industriais. O que são e qual sua importância?

Os pôlderes industriais são áreas ‘roubadas’ do mar através de aterros. O interior do Japão é extremamente montanhoso impedindo diversos usos, sendo assim a necessidade de crescimento do parque industrial avançou sobre o mar, criando áreas de aterro; os pôlderes.

8. Os ‘Aspirantes a Tigres’ oferecem mão-de-obra barata. Os ‘Aspirantes a Tigres’ têm boas condições sociais? Justifique.

Não. Países com mão-de-obra barata no geral não irão apresentar boas condições sociais. Isto porque a massa trabalhadora não detém renda o suficiente para garantir todas as suas necessidades; porque se o possuíssem teriam renda elevada.

9. Obra da engenharia humana que pode ser vista da órbita terrestre.

(a) Canal Imperial

(b) Grande Muralha

(c) Hidrelétrica de Três Gargantas

(d) Grande Canal

10. A China é o país mais populoso da Terra, com cerca de 23% da população mundial. A política do filho único chinesa está provocando um desequilíbrio na distribuição da população por sexo. Como e porque isso ocorre?

Culturalmente na China o filho é valorizado pelas questões do trabalho na área rural e por carregar consigo o nome da família. Por outro lado, a filha é vista como uma despesa. Associado a isso a política do filho único preconiza sustentar o primeiro filho do casal, não prover o segundo e a partir do terceiro cobrar multa da família. Como a maioria da população é pobre esta necessita da ajuda governamental e deseja o filho homem pelos motivos já relacionados; logo ao nascer uma filha esta na maioria das vezes é assassinada ou posta em orfanatos governamentais. Tal comportamento está fazendo com que o número de homens na população sobrepuje o de mulheres.

Para as perguntas 11 e 12.

“O massacre da Praça da Paz Celestial, ou Tiananmen, completa hoje seu 19º aniversário, condenado ao esquecimento pelo governo chinês, mas com o aumento das pressões internacionais para que Pequim anistie os participantes dos protestos que ainda estão presos.”

(Folha Online, 04/06/2008)

11. Correlacione o evento com as reformas econômicas da China.

12. Correlacione o evento com o sistema político.

Resposta única:

O massacre da Paz Celestial ocorreu devido ao governo chinês utilizar de excesso de força militar para coibir a manifestação de um grupo de estudantes chineses. Estes se revoltavam contra a opressão do governo na forma da ditadura de Deng Xao Ping, pois reivindicavam maiores liberdades políticas e econômicas. O então governo, socialista, era extremamente fechado com as comunicações e a mídia controladas. Atualmente, a ditadura se mantém na China, mas de forma mais branda e com abertura econômica. A INTERNET permite uma maior comunicação com os chineses sem a censura governamental.

13. “Os principais parques industriais da Índia se concentram em algumas metrópoles”. Marque com ‘X’ a opção que exemplifica a afirmativa.

(a) Calcutá, Mumbai e Madras

(b) Bangalore, Nova Délhi e Caxemira

(c) Madras, Bangalore e Blangadesh

Para as perguntas 14 e 15.

A sociedade indiana se divide em castas com diferentes direitos e deveres sociais.

14. Cite e explique uma influência estrangeira no modo de vida indiano.

A língua inglesa é falada por 1/3 dos indianos, sendo estes das castas mais elevadas. Isto é uma marca da ocupação inglesa. No entanto, pode ser colocada a entrada de tecnologias no país e a modernização do parque industrial. Ou ainda, que a vinda de estrangeiros está alterando costumes milenares como a segmentação tão rígida por castas e o casamento entre diferentes castas.

15. Qual segmento populacional mais é impacto pelo crescimento populacional indiano? Por quê?

A infância, pois o alto crescimento populacional faz com que todos os anos entrem na população um contingente que necessita de muitos cuidados, como hospitais, escolas, alimentação. E a estrutura administrativa do país não suporta esse contingente acarretando numa população analfabeta elevada entre outras mazelas.

Mas, também pode se referir aos mais pobres da população indiana pelos mesmos motivos.

Para as perguntas 16 e 17.

“Palm Island é um lembrete agourento das frustrações que fervem entre a população negra marginalizada da Austrália, e as alegações de um ataque ao estilo do Ku Klux Klan contra Alan Boland, 16, alimentaram temores de uma intensificação da violência racial. "Nós classificamos o acontecido como tortura sádica", disse Bert Button, líder aborígene local. "Isso é uma ação à maneira do KKK. Estamos chegando a um ponto em que matar e mutilar os negros está virando uma atividade conduzida abertamente."

(Kathy Marks, Austrália vive aumento de tensão racial. Folha de São Paulo, 04/12/2004).

16. Existe alguma similaridade entre as condições de vida atuais dos aborígenes australianos e a dos negros antes de 1990 na África do Sul?

Sim. Pois apesar do que está ocorrendo na Austrália não ter base legal (O Apartheid era uma regime com leis) o comportamento de separação do grupo nativo do branco descendente de migrante é o mesmo. Inclusive com o uso de atitudes violentas.

17. A Oceania é um arquipélago. Os países que a compõem têm Desenvolvimento Humano parecido? Justifique.

Não. Os países mais desenvolvidos socialmente são Austrália (2º do ranking) e Nova Zelândia (20º do ranking) os demais tem este indicador em níveis baixos (Papua Nova Guiné ficou em 148º). Vale ressaltar que o ranking do IDH em 2007 considerou 182 países.

Para as perguntas 18 e 19.

Tem sua localização nos extremos longitudinais do planeta, tendo assim climas extremamente rigorosos.

18. Observando pelo prisma militar qual a importância futura da Antártida?

Sendo um continente localizado no extremo sul do planeta, permite que a partir dele o espaço aéreo e marítimo seja controlado. Como economicamente as potências mundiais estão migrando para o hemisfério sul (Brasil, China e Índia), isto significa acessar, em caso de conflito, o espaço aéreo destes países e assegurar o comércio marítimo (petróleo e grandes cargas) pelo Atlântico Sul, Pacífico Sul e Oceano Índico.

19. As regiões polares têm importância geoeconômica? Qual?

Sim. Como são áreas ricas em jazidas minerais (lê-se: petróleo, gás natural e urânio – combustível nuclear; principalmente) o controle destas áreas é o controle destas fontes de energia

20. Considerando a guerra dos ambientalistas mundiais pela diminuição da emissão de poluentes na atmosfera e sendo os combustíveis fósseis grandes emissores de monóxido e dióxido de carbono. Que importantes jazidas minerais poderiam ser importantes no futuro da exploração mineral na Antártida? Por quê?

Apesar da crença na existência de grandes jazidas de petróleo e gás natural, esses combustíveis são fósseis. A sua utilização acarreta num aumento dos problemas decorrentes do efeito estufa, entre eles o aquecimento global, principalmente. Por outro lado, o continente também é rico em urânio – combustível nuclear. Esse tipo de energia é considerada limpa, mas perigosa. Como a sua utilização não produz resíduos na forma de monóxido e dióxido de carbono, atende a questão proposta.