sexta-feira, 30 de outubro de 2009

África

Caros e queridos colegas e amigos

As turmas 1203, 1205 e 1207, para a 3ª certificação, fizeram um trabalho sobre África que está na rede. Este trabalho está valendo nota. Gostaríamos muito que vocês fizessem uma visita aos blogs e deixassem um comentário. O melhor blog terá a maior nota. É um trabalho de Geografia e conto com a participação de vocês que será muito importante para a avaliação. Todos os blogs tem um lugar destinado aos comentários.
Participe, deixe lá um recadinho avaliando o trabalho.

Desde já agradecemos
profªLuciane e
alunos das turmas 1203, 1205 e 1207



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Sábado 17/10

Olá, alunos!

A intenção de nossa aula sobre amizade foi de aumentar a percepção de que acreditar no potencial do seu colega de classe pode melhorar o trabalho do grupo. Transferindo essa percepção para o Sudeste Asiático e de como países conseguiram superar suas dificuldades internas e se tornarem potências: Japão, Tigres Asiáticos, China e Índia.

Pesquise os termos:
Toyotismo
O toyotismo tinha como elemento principal, a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. Essa flexibilização tinha como objetivo a produção de um bem exatamente no momento em que ele fosse demandado, no chamado Just in Time. Dessa forma, ao trabalhar com pequenos lotes, pretende-se que a qualidade dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: a Qualidade Total.

Justing in time
O Just-in-time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dos produtos.

Controle de qualidade
O TQC, ou Total Quality Control (Controle de Qualidade Total, é um sistema de gestão da qualidade que busca transcender o conceito de qualidade aplicada ao produto. No TQC a qualidade é entendida como a superação das expectativas não apenas do cliente, mas de todos os interessados (stakeholders).

Ásia – Aspectos naturais


Curiosidades
ü O continente asiático e o europeu constituem um único bloco chamado de Eurásia.
ü Área = 44.450.000 km2 (o maior dos continentes).
ü Pico mais elevado = Everest – 8.872 m (o ponto mais elevado do planeta)
ü Dois de seus países concentram 1/5 da população Mundial (China=1,3 bilhões e Índia=1,0 bilhão)
Relevo e Hidrografia
ü Destaca-se a cordilheira do Himalaia com o Monte Everest (ponto culminante do planeta).
ü Tem a presença do Deserto de Gobi, que é gelado.
ü No GeoAtlas, pág. 21 no mapa de zona sísmicas e vulcões verifica-se que o continente encontra-se numa área de intensa atividade sísmica e com elevada presença de vulcões ativos.
ü No GeoAtlas, pág. 21 no mapa de placas tectônicas verifica-se que principalmente o sudeste asiático está sujeito aos eventos proporcionados pelo encontro de 7 placas.
ü Seus principais rios são:
v o Ganges (Índia) que nasce no Himalaia e deságua no golfo de Bengala formando o maior delta do mundo. Tem importância econômica (agricultura) e religiosa.
v Os rios Azul (Yang-tse-kiang) e o Amarelo (Huang-ho) nascem no planalto do Tibete e desaguam no Mar da China. Tem grande importância na China pois em suas planícies encontram-se o maior adensamento populacional do mundo.
v Os rios Tigres e Eufrates no Oriente Médio são importante por serem os principais rios perenes da região.
Clima e Vegetação
ü Devido à grande extensão deste continente guarda em si uma diversidade climática grande, pois tanto é cruzado pela linha do Equador (quente) quanto pelo Circulo Polar Ártico (frio).
ü Apresenta cinco tipos climáticos principais que se correlacionam com tipos de vegetação:
v Frio – tundra e a floresta de taiga,
v Desértico – estepes e desértica,
v Monções - não apresenta uma vegetação específica – atingem o sul e o sudeste da Ásia,
v Equatorial – floresta tropical e equatorial e
v Subtropical – floresta subtropical e temperada
Exercícios
1. Pesquise sobre as monções. Descreva em no máximo cinco linhas o seu mecanismo.
As monções são um fenômeno típico da região sul e sudeste da Ásia, onde o clima é condicionado por massas de ar que ora viajam do interior do continente para a costa, monção continental, ora da costa para o continente,monção marítima.
2. As monções atingem qual região da Ásia?
Sul e Sudeste Asiático
3. Vários fatores influenciam as condições climáticas no continente asiático. Cite 3 fatores que alteram as condições climáticas.
Devido à enorme área do continente a proximidade ou não com o mar (maritimidade/continentalidade) devido a umidade;
Devido as altitudes elevadíssimas apresentadas pelo relevo (Cordilheira do Himalaia) a questão da altitude impacta as temperaturas;
As monções são ventos que trazem mais umidade do que o normal para o continente ou levam essa umidade do continente deixando o seco, alterando o regime pluviométrico.
4. Você considera o sudeste asiático um lugar seguro para se viver? Explique a sua resposta.
Pessoal. Eu considero inseguro devido aos inúmeros eventos sísmicos que ocorrem na área devido ao encontro de placas tectônicas. Dependendo do país, considero inseguro morar numa ditadura (China). E, também, não desejo morar num lugar com baixas condições de vida (Vietnã).
5. Se você fosse uma pessoa que não gostasse de companhia moraria na cidade de Blangadesh? Explique.
Não. O Sudeste Asiático no geral é excessivamente populoso. Em sendo uma pessoa que não gostasse de companhia, gente, não procuraria moradia nesse recanto do mundo.
6. O continente asiático apresenta diversidade cultural e climatológica? Por quê?
Sim. Quanto a climatologia as influências principais advém do fator proximidade ou não do mar pela questão da umidade, altitude e ventos monçônicos. Culturalmente, a Ásia é o local onde se desenvolveu culturas antigas e diferentes.

Indicadores Sociais

Nas páginas 246 e 247 pode ser encontrado uma tabela sobre alguns indicadores sociais africanos e entre eles o IDH. A informação é de 2004. Caso queiram uma informação mais atualizada sobre o assunto seguem os seguintes links:

Caso queira saber mais informações sobre o que vem a ser o desenvolvimento humano, o porque da criação deste indicador.

Ultrapassar Barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos. O relatório traz um detalhado panorama sobre a migração no mundo, destruindo estereótipos que representam os migrantes como pessoas que “roubam os empregos” ou que sempre estão em situação de extrema vulnerabilidade. O estudo mostra que o número de migrantes no mundo chega perto de 1 bilhão, sendo 740 milhões dentro dos países e 214 milhões internacionais. Para quem vem de países mais pobres, avaliam os pesquisadores, a migração geralmente representa melhoria de condições de vida, embora também impliquem em uma série de riscos.

Até 2015, os 191 países-membros das Nações Unidas assumiram diversos compromissos.

Pesquisem a página que vocês acharam muita coisa interessante.
Beijos,
Profª Simone.